REVISÃO SAMSUNG GALAXY NOTE 10 PLUS: Devo Gastar Em Uma Caneta De Toque?

Quanto pagaria por ter uma caneta sensível ao toque no seu celular?

Esta é a questão essencial para o Note 10 Plus. Isso nem sempre foi assim: a linha Note significa várias coisas diferentes em seus oito anos de história. Foi o primeiro telefone que nos convenceu de que as telas grandes eram fantásticas, o telefone, que demonstrou que havia um mercado para um telefone Android potente e (é claro) o telefone que teve de ser retirado do mercado porque a sua bateria estava esquentando muito.

Além da caneta de toque, todas essas coisas (exceto, felizmente, a bateria) já não diferenciam o Note. Há muitos telefones Android grandes e poderosos. Geralmente custam centenas de dólares a menos do que o preço inicial de us $1,100 do Note 10 Plus. Samsung vende o Galaxy S10 Plus, que é quase indistinguível do Note 10 Plus para a pessoa média.

“A menos que você queira essa caneta”.

No Note 10 Plus há um milhão de coisas, algumas das quais conseguem ultrapassar o nível do truque típico da Samsung. É um telefone grande, bonito, potente e bem projetado. Você pode dar tudo isso, por certo, o que é um feito em si mesmo. Mas este ano, há tanta concorrência no mundo Android que o único que deve guiar sua decisão de compra, é o pequeno bastão de metal que tem dentro.

Vamos começar com a S Pen.

Provavelmente lhes parece estranho, mas observem que os fãs do Note sabem: usar uma caneta de toque em seu telefone é ótimo. Você obterá um maior grau de precisão com todo o tipo de tarefas e algumas funções adicionais que não são possíveis sem ela. Mas também é diferente, frequentemente, melhor – escrever na tela que clicar sobre ela. Especialmente em algo tão grande como o Note 10 Plus, é possível escrever uma pequena palavra na tela de bloqueio.

A S Pen, em si mesma, não é nada de especial. Há sempre uma pequena tampa para segurar e só um botão para algumas funções, sempre é carregado dentro do silo do telefone, e sempre há a detecção básica de inclinação quando se usa para desenhar na tela.

Este ano, as novas adições são um acelerômetro e um giroscópio. Samsung usa Bluetooth para converter o S Pen em uma espécie de varinha mágica para controlar o seu telefone. Ao agitar a caneta de toque para o ar, você pode fazer com que as coisas aconteçam em seu telefone.

É ótimo, mas é nada mais do que um dispositivo que, ao menos por agora. Só funciona com algumas aplicações, como a câmera ou o Spotify. Para usá-lo, mantenha o dedo no botão e dê-lhe um pequeno beliscão ou giro. Na câmara, pode alterar o modo, tirar uma foto ou ampliar a imagem. No Spotify, você pode ajustar o volume ou mudar de pista. A Samsung diz que mais aplicações podem adicionar suporte, graças a um novo SDK, mas temos que ver se isso realmente acontece. Enquanto isso, é um truque divertido para mostrar a seus amigos mais nerds e não muito mais.

A atualização para o S Pen que realmente conta não é o lápis em si, mas o software da Samsung no telefone: o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), está finalmente integrado no Samsung Notes, o aplicativo que ativa a função de memorando que é iniciado automaticamente quando se retira a S Pen do seu compartimento. Isso significa que você pode pesquisar as notas rápidas que você marcou, extrair o texto para copiá-lo em outro lugar, convertê-lo diretamente no texto da nota, ou até mesmo exportá-lo (hilariantemente) a um documento do Word.

O OCR não é algo novo em telefones Android. É possível fazer todo o exposto no aplicativo gratuito Google Keep ou mesmo tendo uma captura de tela e inaugurada com o Google Lens. Mas a integração de OCR Samsung Notes elimina todos estes passos adicionais.

O outro lugar onde o S Pen realmente brilha em software da Samsung é em sua nova ferramenta de edição de vídeo integrada. Permite-lhe ligar facilmente clipes e adicionar transições, efeitos, música de fundo e edição básica. A diferença de Adobe Rush ou o iMovie do iPhone, a interface é simples e intuitiva.

A edição de vídeo é muito mais fácil quando você tem os controles precisos que lhe fornece a caneta de toque. Por exemplo, é mais fácil cortar exatamente onde você quiser. Os botões de controle não precisam de ser muito largos para acomodar seus dedos grandes, por isso é mais fácil ver tudo o que você precisa em uma única tela. Para as coisas rápidas, é ótimo. Eu podia encadear três clipes.

Estes dois efeitos AR Doodle são divertidos de jogar, mas também são gadgets básicos. Depois de correr para o escritório e mostrar aos meus colegas as criaturas aquáticas que distorcem  a realidade que tinha desenhado, todos estiveram de acordo em que era legal. Mas ninguém disse: “Eu preciso”. A diferença de Samsung Notes OCR, provavelmente deixará de utilizar o AR Doodle depois de uma ou duas semanas. Uma preocupação a mais, seria a manutenção desse celular tão caro.