10 dicas e truques para as câmeras do iPhone XS e iPhone XS Max

Aproveite ao máximo as fantásticas câmaras iPhone XS e iPhone XS Max.

Embora a câmera do iPhone XS não foi submetida a uma revisão profunda em comparação com o iPhone X 2017, há ainda algumas melhoras importantes.

Se você vem de um dos modelos mais antigos da Apple, uma pequena atualização de algumas das principais funções de disparo da câmera também não será um problema.

Tanto o iPhone XS como o iPhone XS Max estão equipados com uma câmera de 12 megapixels, que oferece uma objetiva de grande angular e teleobjetiva. Usar o iPhone XS é incrivelmente fácil, com um aplicativo de câmera nativa bastante básica.

No entanto, ainda existem algumas maneiras de pressioná-lo para que lhe dê exatamente o que quer. Aqui estão algumas dicas e truques para tirar o máximo proveito.

Estes são os melhores celulares com câmera do momento.

  1. Adaptar-se às condições ambientais

A aplicação nativa da câmera do iPhone XS não lhe dá muito controle sobre as configurações, mas você pode mudar um pouco a compensação de exposição.

Em primeiro lugar, você deve pressionar o ponto da tela em que vê o sujeito; você deverá ver um pequeno ícone de sol, junto à área de abordagem. Agora você pode deslizar o dedo para cima e para baixo na tela para escurecer ou clarear a exposição, dependendo das condições da tomada.

  1. Ativar o bloqueio AF/AE

Definir um bloqueio de AF/AE é útil quando a luz de uma tomada está misturada e tem áreas de alto contraste. Bloquear a focagem e a exposição a uma área da cena, enquanto se pode mover o telefone para uma diferente composição pode ser extremamente útil.

Para fazer isso, simplesmente toque e mantenha pressionada a tela onde você deseja manter o foco e a exposição. Você deverá ver uma pequena janela com “Bloqueio AE/AF” – agora, embora corte a sua imagem, a focagem e a exposição são bloqueadas neste ponto.

  1. Modo Portrait Enjoy

Apesar do seu nome, o modo de retrato de iPhone XS não é apenas algo que você deve reservar para os sujeitos humanos. É usado para criar efeitos de campo de pouca profundidade para tudo, desde animais até flores e garrafas de cerveja.

Funciona melhor quando o sujeito está sobre um fundo relativamente discreto, assim que dê-lhe o telefone a oportunidade de produzir um fundo desfocado convincente, mantendo o fundo o mais limpo possível.

  1. Experimentar com os efeitos de luz

Há uma série de efeitos de luz diferentes que vale a pena experimentar. A opção padrão é a Luz Natural, que funciona bem em áreas bem iluminadas, enquanto que o Studio Light acrescenta um brilho bom cara, o que a torna uma boa opção para condições ligeiramente mais escuras.

Contour Light é uma boa opção para criar um efeito dramático, que também funciona melhor quando a luz é boa. Stage Light e Light Stage Macaco são um pouco habilidosos, mas ainda assim podem ser muito divertidos.

  1. Magia depois da rodagem

Uma das vantagens dos efeitos de luz é que se podem desligar ou mudar de um efeito para outro depois de tirar a foto – uma boa notícia, se você não é exatamente como eu teria gostado.

O mesmo se aplica à quantidade de desfoque nas tomadas de campo de pouca profundidade, que se pode aumentar ou diminuir dependendo do que funcione melhor. Este efeito, chamado Depth Control, é uma nova característica para o iPhone XS.

Para apreciá-lo, olhe a sua foto na reprodução e pressione Editar. Use o controle deslizante de profundidade para mudar de f/1.4 (para um borrão máximo) para f/16 (para um desfoque praticamente nulo).

  1. Capte momentos em uma fração de segundo

Ao fotografar objetos imprevisíveis, tais como crianças ou animais de estimação, o uso do modo de rajada pode ajudá-lo a obter essa tomada em uma fração de segundo, com o seu iPhone XS, especialmente agora que promete um tempo de obturador zero.

É muito fácil de usar – simplesmente segure o botão virtual do aplicativo nativo, ou mantenha pressionadas as teclas físicas de volume na lateral do telefone. Na tela aparece um contador que indica o número de imagens que foi tirada em rápida sucessão e, quando vê imagens em reprodução, todas estão agrupadas para que você possa escolher o melhor momento.

  1. Inteligência HDR

Por padrão, o iPhone XS funcionará com “Smart HDR” habilitado. Embora esta é uma excelente maneira de garantir um tiro equilibrado na maioria das situações, às vezes, pode ser benéfico poder desativá-lo.

No menu principal de Configuração, vá ao submenu Câmera e desative a função Smart HDR. Agora, quando você voltar para o aplicativo da câmera, você verá que o HDR aparece na parte superior da tela como uma opção para ativar e desativar. Você também pode selecionar “Manter uma imagem normal”, o que significa que serão gravadas duas versões de suas imagens para que você possa escolher entre uma com HDR aplicado e outra sem HDR.

  1. Temporizador automático para tirar fotografias com pouca luz

O iPhone XS é bom o suficiente para fotografar em condições de pouca luz, mas você pode ajudar.

O uso do modo de temporizador automático pode ser conveniente – pressione o ícone do temporizador na parte superior da tela e escolha entre 3 e 10 segundos. 3 segundos é suficiente se você pegar fotos à mão livre porque te dá tempo para estabilizarte antes de tirar a foto, enquanto que 10 segundos é útil se você pode pressionar o telefone contra alguma coisa, ou se você tiver um tripé do telefone.

  1. Modo Mono

Com o iPhone XS, você tem várias opções diferentes em branco e preto. Claro, você pode tirar fotos em cor e usar um aplicativo de terceiros para converter suas fotos monocromáticas.

Você também pode escolher um dos filtros macaco da aplicação nativa. Você tem o Modo padrão, mas também o Preto e o Silvertone, para diferentes looks. Tal como acontece com outras opções do iPhone XS, você pode alterar o filtro depois de tirar a foto, se você não gosta, você pode até voltar a colorir, se preferir.

  1. Escolha o melhor formato

Se você entrar no menu de configuração do iPhone XS, você pode ver uma opção chamada “Formatos”. Por padrão, você verá que o telefone captura suas fotos em formato “High Efficiency” (HEIF) – isto não deve ser um problema se mantiver as suas fotos principalmente em seu telefone, e você irá economizar espaço no dispositivo.

No entanto, se você tiver a intenção de enviar suas fotos para qualquer parte, a mudança para “Mais compatível” (que será JPEG para imagens) garante que ninguém (ou qualquer outro dispositivo) terá nunca um problema para abrir o arquivo.